A torcida organizada do Atlético Paranaense, Fanáticos, já tem 31 anos de história. Fundada em 24 de outubro de 1977, hoje conta com mais de 20 mil associados, sendo eles homens e mulheres de todas as idades. Além de torcer a fanáticos ainda promove festas, confraternizações e até mesmo viajens para acompanhar os jogos do furacão, seja onde for a torcida esta lá. É claro que para isto ser possível é preciso que o torcedor pague uma certa quantia em dinheiro, seja participar de festas ou de viajens, para que a torcida que é registrada como “Associação Recreativa Torcida Organizada Fanáticos” possa arrecadar verba para manter o funcionamento da sede. Além disso a sede ainda vende camisas da torcida e diversos materias para complementar a sua verba.
A Fanáticos realiza alguns trabalhos sociais como arrecadação de fraldas e alimentos, além de ajudar algumas instituições de crianças carentes e proporcionar visitas na baixada, também para crianças.
Como a essência da torcida é o torcedor, entrevistei alguns torcedores da Fanáticos para saber, dos próprios, como é ser um torcedor. Nas entrevistas percebi que geralmente as influências dos torcedores são a família “A maioria dos torcedores aprende a torcer quando é criança ainda, com a própria família” disse Guilherme Ramos que é torcedor desde criança. Em relação aos pontos positivos e negativos de ser um torcedor Carlos Eduardo Pontarolli argumentou que “O ponto positivo com certeza é estar “ligado” em tudo que seja relacionado ao futebol e principalmente ao seu time, e a melhor parte disso tudo é participar das festas nas arquibancadas. O ponto negativo são as rivalidades entre os times, por elas que as brigas de torcidas acontecem, porém na minha opinião isso é conseqüência, pois sabemos muito bem que estamos sujeitos a qualquer coisa fazendo parte de uma organizada”. Carlos conta ainda que como faz parte da torcida tem algumas vantagens “Além de ser sócio do Atlético, sou sócio da Torcida Organizada Os Fanáticos, quem é sócio tem descontos nos materiais, tem a oportunidade de ser integrante da Bateria da Torcida, além de participar de caravanas (viagens) que são mais em conta e que com certeza valem a pena, pois viajamos por menores preços para ver o nosso querido time”.
Para conhecer um pouco mais sobre a torcida basta entrar em seu site www.osfanaticos.com.br ou ouvir seu programa “ A voz da caveira” na “Rádio Mais” 1120 AM, todos os sábados das 13:00 às 15:00 horas.
Por Mariana Marques Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário